As nossas actividades...

- Comemoração do Dia do Pi - dia 14 de Março de 2008
- Visita de Estudo ao Paço dos Duques - Guimarães - dia 04 de Março de 2008
- Visita de Estudo à Fábrica de Ciência Viva em Aveiro - dia 27 de Novembro de 2007
- Visita de Estudo à Panidoce
- Uma tarde na Paniprado

Visita de Estudo a Guimarães

PaniPrado

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Alunos adoçam CEF de pastelaria/padaria

Está em curso a grande aposta formativa da nossa Escola para o corrente ano lectivo, o Curso de Educação e Formação de Pastelaria/Panificação, projecto pioneiro integrado por uma turma de 12 alunos, que não escondem a felicidade por terem enveredado por esta alternativa profissionalizante ao ensino regular.
Como por golpe de magia, eclipsou-se a sua desmotivação pela actividade escolar e ei-los radiantes e apostados em devolver significado à sua vivência e convivência quotidiana, revelando afinco e entusiasmo pela nova vida académica que lhes está a ser proporcionada e patenteando, afinal, aptidões e saberes que não deixam de surpreender.


Recuperaram a confiança em si próprios e nos outros, acreditam nas suas potencialidades, sentem-se valorizados e dispostos a tornarem-se excelentes profissionais numa área da indústria alimentar muito carecida de quadros técnicos devidamente habilitados e qualificados. Daí que a empresa “PaniPrado” tivesse revelado desde sempre enorme interesse na criação deste curso, materializando uma parceria que se almeja de sucesso, colocando à disposição da Escola as suas instalações, devidamente pensadas para o efeito, o equipamento necessário para a prática em contexto de trabalho e formadores especializados, para além de que ali se desenvolverá, naturalmente, o estágio integrado dos formandos. Trata-se de uma empresa de referência no mercado da panificação e pastelaria, com implantação local e regional, referenciada pela sua predisposição para a inovação tecnológica, para a qualificação e elevação profissional dos seus profissionais e para a garantia da qualidade dos seus produtos.
O curso, com a duração de 2109 horas, distribuídas por este e pelo próximo ano lectivo, concede a equivalência ao 9.º ano de escolaridade, com a vertente da formação escolar a desenvolver-se na escola, no turno da manhã, enquanto as tardes são destinadas à aprendizagem do ofício de pasteleiro/padeiro.
Estão reunidas todas as condições para que esta feliz e marcante iniciativa do Agrupamento se torne um êxito efectivo e o primeiro passo na senda da criação de cursos similares em outras áreas profissionais, tendo como desiderato último a elevação pessoal, cultural e sócio-profissional dos nossos alunos e, por inerência, o desenvolvimento sócio-económico do Meio envolvente, finalidade prioritária, cremos, de qualquer sistema educativo que se preze.
Essa vem sendo a grande mola estratégica do Agrupamento, com o desenvolvimento de profícuos programas de orientação e encaminhamento académico-profissional da sua comunidade discente, estabelecendo estreitas e importantes parcerias institucionais e empresariais, num contexto de efectiva interligação com as famílias e com o Meio, para o que tem sido crucial o papel desenvolvido pelos Serviços de Psicologia e Orientação, sob a égide da Dra. Fátima Rodrigues (louvando-se a decisão da tutela de permitir a admissão por concurso de uma psicóloga) e pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e Encarregado de Educação, assim como pelo SASE, pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vila Verde, pela Escola Profissional “Amara Terra Verde” e, de uma maneira geral, pelos directores de turma da nossa Escola.

Sem comentários: